Naqueles ótimos tempos, vários momentos marcavam a todos: a visita dos Diretores e (às vezes) dos Acionistas para cumprimentarem a todos os funcionários da Divisão, nossas brincadeiras de “amigo oculto”, a arrumação das baias, as brincadeiras com o peru de Natal, as correrias para as compras de Natal na hora do almoço, etc.
A “descida” dos Diretores e Acionistas (ao terceiro, ao segundo andar, à gráfica (enquanto existiu) e à “Batcaverna”) era aguardada por muitos como um dos momentos mais especiais do ano.
O gerente da Divisão, os gerentes de Departamento e os chefes de Seção eram avisados com o mínimo de antecedência por nossas secretárias, sempre atentas aos avisos “superiores”, especialmente “emitidos” por Dona Mariana e por Dona Ivonete, que as avisavam quando o “cortejo” começava.
E quase sempre aconteciam “micos” (como a troca de nomes nas apresentações pelos diretores de seus funcionários de Informática - eles tentavam mostrar que conheciam a todos…) e oportunidades únicas de confraternização (como receber um abraço ou um cumprimento de um dos acionistas das Empresas Petróleo Ipiranga), até o orgulho de sermos reconhecidos por trabalhos desenvolvidos (e que chegavam ao conhecimento dos principais dirigentes).
Desde que foi instituída a distribuição dos perus congelados e dos seus complementos (bolsas térmicas, apetrechos para churrasco, etc.) como brinde de final de ano, a chegada dos caminhões-frigoríficos passou a fazer furor entre os funcionários. Ficavam estacionados no pátio interno da Companhia, às vezes por um dia inteiro ou mais, para dar conta da intensa distribuição que se seguia.
E as brincadeiras com o peru de Natal eram inesquecíveis. As secretárias “sofriam” (pegou o peru do chefe?), e todos esperavam pela distribuição que, no caso dos gerentes e dos diretores era feita pelas… secretárias!
A despeito da crescente utilização do PROFS e do NOTES, em seguida (lembram-se deles?), a Ipiranga continuou imprimindo e distribuindo belos cartões com temas natalinos ao final de cada ano.
Junto com eles, agendas encadernadas em dois ou três tamanhos, incluindo os modelos de bolso, eram cuidadosamente confeccionadas, com suas lombadas douradas, fitas marcadoras e o logotipo das Empresas Petróleo Ipiranga, para serem distribuídas aos clientes, fornecedores e aos próprios funcionários, que orgulhosamente as utilizavam durante o ano seguinte.
Os grupos de amigos ocultos eram organizados com antecedência devida e, no dia marcado para a distribuição dos presentes, sempre aconteciam as inevitáveis brincadeiras. Desde presentes “trocados” e os que “potencializavam” características do respectivo amigo, até as “dicas” para identificar quem tinha sido sorteado e qual era o presente.
Acompanhávamos com interesse e alegria a criatividade dos nossos colegas na decoração de seus ambientes de trabalho. As baias iam se enchendo gradativamente de enfeites, cartões de Natal recebidos, pequenos presépios, todos decorados com extremo carinho e bom gosto, anunciando os festejos natalinos e ganhando corpo, à medida em que a data máxima ia se aproximando.
Ao final, todo o prédio estava decorado. E a Divisão de Informática, não fazia feio. Muito pelo contrário: nossa imaginação sempre surpreendia!
Por fim, tínhamos que aproveitar ao máximo o horário do almoço para fazer as últimas compras. Como o prédio Matriz ficava no bairro de São Cristóvão, éramos obrigados a ir à Praça Saenz Peña ou a algum dos shoppings próximos para encontrar o que ainda estava faltando. Muita correria e sempre algo faltando…
Era Natal!
E agora que já se passaram tantos anos, apesar das saudades daqueles tempos, e apesar de nossas ótimas memórias e lembranças, nós, os editores do site FNI, queremos aproveitar esta oportunidade para desejar a todos vocês e a todos os seus ótimas festas, com muita harmonia, muita PAZ e muita saúde. Que nossas esperanças e nossos sonhos se realizem!
Feliz Natal!
Os Editores
24/12/2023
FNI.inf.br - este site NÃO utiliza cookies (exceto os do Google Sites) e NÃO armazena dados pessoais, estando em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados - Lei Federal 13.709/18.
A inclusão de conteúdo está sujeita à aprovação prévia dos editores.