Depois de muitas justificativas e muita insistência, consegui quebrar outro tabu na empresa e aprovar uma viagem internacional para os Estados Unidos. O objetivo foi o congresso anual da Cincom Systems, em Cincinnati, Ohio, chamado Cinteract. Foi a primeira viagem para fora do Brasil de funcionários da CBPI e aconteceu em junho de 1988.
Só pra refrescar a memória, naquela época já utilizávamos o Total, o primeiro sistema de gerenciamento de banco de dados comercial que não vinha junto com o hardware do fabricante e software proprietário. O pessoal da área de banco de dados também usava o Mantis, linguagem geradora de aplicações para o Total. Estávamos migrando para o Supra, sistema hierárquico e interativo de gerenciamento de banco de dados.
No hotel, passamos eu, Kiko (Suporte Técnico) e Lauriano (Banco de Dados), por três “situações” vividas por quem fazia a primeira viagem internacional para desenvolvimento profissional.
Recebíamos “diária” (na moeda brasileira, não lembro se cruzado novo ou cruzeiro - alguém lembra?) e tínhamos que economizar ao máximo nas refeições. Uma noite, resolvemos comprar 3 latas de sopa Campbell’s. Tenho a vaga lembrança que compramos uma de tomates, outra de milho e outra de frango. Ao chegar num dos nossos quartos, vimos que esquecemos duas coisas: como esquentar as sopas e como abrir as latinhas (imortalizadas por Andy Warhol em 1962). Pra esquentar, a solução foi abrir a torneira quente da pia do banheiro, fechar o ralo e deixar as latas em “banho maria”.
Mas para abri-las, tive que descer e achar uma loja de conveniência por perto que tivesse abridor de latas baratinho. Até que achei e comprei. Voltei pro quarto e nova dúvida: como usar o abridor? Acabamos descobrindo… E “degustamos” as sopas matando nossa fome com mais alguns chips que já tínhamos comprado. Que jantar (argh)!
Como não ficamos muito satisfeitos com aquela “janta” resolvemos, na noite seguinte, comer uns sanduíches no restaurante do hotel. Fizemos nossas escolhas (os sanduíches mais baratos do cardápio, lógico). No final, alguém quis pedir palitos e consultamos nossos dicionários de bolso e, de novo, alguém disse: “é só pedir tooth packs”. Chamamos a garçonete e fizemos o pedido. Ela nos olhou com os olhos arregalados e tentou entender o que queríamos. Depois de repetir uma ou duas vezes o pedido, achamos que o que estava errado era a pronúncia! E caprichamos no TH entre os dentes… Ela continuou nos olhando com os olhos mais arregalados ainda até que parece ter tido um “insight” e nos perguntou se queríamos “toothpicks”. E aí é que nos demos conta da falha (e da vergonha) que passamos: took pack, muito mal traduzindo, pode significar "bloco dentário". O correto é toothpick (palito em inglês…).
Caramba! Que mico! Já esqueci quem achou a palavra tooth pack no tal dicionário…
Depois disso, voltamos para um dos quartos do hotel e resolvemos ver um filme na televisão “pay per view” (grande novidade para nós!). E escolhemos Full Metal Jacket (no Brasil, Nascido para matar). Não sabíamos mas é um filme terrível sobre a guerra no Vietnã - drama de guerra dirigido por Stanley Kubrick (foi sua última direção). Apresenta a história de um recruta da marinha de 18 anos apelidado Joker desde sua passagem pelo campo de treinamento nos Estados Unidos até seu envolvimento nos combates pesados em Hue durante a Ofensiva do Tet de 1968. No meio do filme já não queríamos continuar a assistir mas alguém falou: “já pagamos - agora vamos até o fim!”. Naquela noite, cada um voltou pro seu quarto e ninguém dormiu direito. Nunca mais esqueci do famigerado filme…
Depois, voamos de volta pra casa, eu tive que fazer uma apresentação para a Diretoria sobre os resultados de nossa viagem (não contei essas “situações”) e colocamos em prática o que aprendemos no congresso!
Inesquecível!
Ricardo Costa
09/09/2023
FNI.inf.br - este site NÃO utiliza cookies (exceto os do Google Sites) e NÃO armazena dados pessoais, estando em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados - Lei Federal 13.709/18.
A inclusão de conteúdo está sujeita à aprovação prévia dos editores.