INSTALAÇÃO DO PERSONAL NETWARE
Introdução
O Posto teve a intervenção de equipe, formada por 1 analista de desenvolvimento da área de Automação e um analista da área de Telemática, que inspecionaram as instalações e implantaram o Personal Netware na Loja do Posto Manoa em Recife, entre os dias 09/11/1999 e 11/11/1999. Algumas adequações/correções foram realizadas, deixando a loja em funcionamento normal a partir de 11/11/1999.
O dia 09/11/1999:
Chegamos na Loja AMPM do posto Manoa em Recife, onde iniciamos nosso trabalho com o levantamento da situação das instalações. Constatamos que a rede estava inoperante, pois o Windows 3.11 que fora instalado para ser o sistema operacional da rede peer-to-peer, não permitia que a aplicação do PDV funcionasse.
Durante este levantamento identificamos também, que um dos PDV´s estava sem o seu teclado. Segundo informações recebidas, a HP foi informada do problema enviando um segundo teclado, que também não funcionou adequadamente.
Tendo em vista este panorama, partimos para instalação do Personal Netware, em substituição ao Windows 3.11, com o intuito de liberarmos parte da rede, colocando um PDV em operação com a retaguarda.
Na customização do ambiente deparamos com um outro problema um tanto ou quanto grave. A aplicação que rodava nos PDV´s estava estourando a memória do micro, pois o driver da nova impressora (Bematech), adotada como padrão, consomia 70 KB contra 3 KB da Shallter. Esta diferença de memória se dava porque a Bematech utilizava o seu driver em carga no AUTOEXEC e não por Device (arquivo do tipo SYS), que era carregado no CONFIG durante o processo de boot. Esta última modalidade de carga de driver, era extremamente econômica ao passo que a outra, utilizava muito mais recurso de memória.
Para contornar o problema e não inviabilizar a nossa viagem, resolvemos tentar algumas alternativas. Começamos por alterar alguns parâmetros do Personal Netware, com o objetivo de liberar um pouco mais de memória para a aplicação. Alterando o parâmetro Shell, conseguimos a liberação de memória necessária para o funcionamento da aplicação. Entretanto, esta opção de alteração de parâmetros do Personal Netware poderia causar problemas na rede. Em função disto, pedimos à equipe de desenvolvimento da aplicação que tentassem "enxugar" ao máximo os programas, de forma que pudesse rodar dentro dos parâmetros default da rede. De outro lado, pedimos ao Alexandre da área de Telemática que liberasse o acesso pelo 0800 para que pudéssemos pegar esta nova versão na rede da CBPI. Como na loja não havia linha telefônica, deixamos para o dia seguinte, no hotel, proceder o download da aplicação, utilizando um Notebook que o Luigi trouxe.
Para efeito de teste, deixamos a rede em funcionamento entre PDV e retaguarda até o dia seguinte para avaliarmos as alterações de parâmetros do Netware. Após liberação, tivemos um congelamento sem retorno, ou seja, foi necessário reinicializar o PDV, porém caracterizado por uma falha gritante de conflito da interface do teclado. Em princípio chegamos a pensar que a impressora teria causado o problema porém, notamos que o teclado ficou com o seu display pela metade, caracterizando um conflito.
Observando novamente o fluxo de dados dos componentes do PDV, pudemos perceber que existia uma enorme possibilidade de conflito, mesmo que a aplicação contivesse rotinas que minimizassem esta situação.
Neste mesmo dia, executamos os testes envolvendo a parte lógica e física, incluindo uma revisão na rede elétrica e certificação de cabeamento.
Físico:
Consistiu da utilização de equipamentos de aferição, baseados nas normas estabelecidas pelos órgãos de normatização.
Um dos equipamentos utilizados para este serviço foi o Penta Scanner da Microtest, que não identificou nenhum problema na rede peer-to-peer.
Outro teste executado, foi o da medição dos circuitos elétricos, com a utilização de um multímetro e de uma tomada especial que detectava inversões de polaridade, falta ou falha de aterramento, entre outros. O resultado foi positivo, não apontando nenhuma falha na rede elétrica.
Lógico:
Os testes foram efetuados com o Net Diags da Novell, que não detectou nenhuma perda, inconsistência, retransmissão ou qualquer outro tipo de anormalidade possível.
Foram efetuados testes de transmissão de pacotes em todos os sentidos da rede, ou seja, enviamos 10.000 pacotes de 512 bytes cada, entre os PDV´s e retaguarda e vice–versa. O resultado foi mais do que satisfatório, pois todos os pacotes transmitidos foram 100 % recebidos.
Fechamos o nosso dia de trabalho com a pendência do teclado GERTEC para o segundo PDV e a instalação e teste da nova aplicação.
O dia 10/11/199:
Nas primeiras horas da manhã, fizemos contato com o gerente do departamento passando todas as informações acima relatadas. Sua decisão foi a de nos manter mais um dia no local até que pudéssemos deixar toda rede conectada e operando adequadamente.
Nesta mesma manhã, fizemos o download da nova aplicação e, chegando às instalações do Manoa aplicamos a nova versão a partir da qual Luigi e o técnico da Unisys iniciaram uma série de testes para avaliar a sua consistência.
Por outro lado, aproveitei este momento, para avaliar o tráfego de dados na rede com a utilização do Net Diags e do Penta Scanner. Embora o Penta Scanner tivesse uma rotina de verificação muito simples, em comparação ao analisador utilizado no Via América, a sua utilização foi bastante significativa, demonstrando que a rede operava de forma normal.
Enquanto fazíamos os serviços acima descritos, tomamos a decisão de entrar em contato novamente com a HP para reforçar o pedido de um novo teclado. Luigi falou com o representante técnico e relatou todos os problemas relacionados ao teclado. Aproveitou também para pedir autorização para que eu pudesse abrir o teclado e dar uma pequena checada em seus componentes e contatos.
Após autorização, iniciei a verificação e logo na primeira vista, percebi que um resistor e uma parte da trilha do circuito impresso estavam em curto, causando o seu defeito. Após correção do problema, já com o teclado entrando em funcionamento, observamos um outro problema. A digitação ficou extremamente lenta, inviabilizando a sua operação. Passamos novamente a situação para a HP, que ficou então incumbida de colocar um novo teclado, até as primeiras horas da manhã do dia 11.
Durante este processo tivemos um grande apoio do nosso coordenador, Philippe, que embora estivesse de férias, esteve por 2 dias nas instalações . Ele conseguiu também entrar em contato com Soriano da HP, que compareceu ao final da tarde nas instalações do Manoa e nos ajudou a reforçar o pedido do novo teclado.
Acompanhamos por mais algumas horas a operação da loja neste dia, e não observamos nenhum travamento. A nova versão da aplicação do PDV que fora recompilada para ocupar menos espaço, também permanecia estável.
O dia 11/11:
Ao chegarmos nas instalações do Manoa, observamos que na tela do PDV havia uma mensagem de "impressora bloqueada". Segundo Luigi, esta situação já havia sido relatada à Bematech há aproximadamente 1 mês, sendo que os procedimentos para fechamento diário também sofreriam modificações a fim de evitar este tipo de problema. Este fato ocorria por causa da redução ou fechamento, quando acionado após meia noite, bloqueando a impressora por 24 horas.
A gerente da loja nos informou também, que nas primeiras horas da manhã, ocorreu um congelamento temporário, que durou aproximadamente 30 minutos.
Dando continuidade aos trabalhos, fui rever a mudança da tomada do nobreak que alimenta o HUB, quando percebi que a tomada que anteriormente estava conectada a um circuito livre e dentro das características relatadas anteriormente (dia 09/11), encontrava-se agora, sem aterramento e conectada no circuito de luminárias da sala. Entrei em contato com a proprietária que acionou imediatamente o eletricista para fazer a correção.
Em novo contato com a HP, fomos informados que o novo teclado estaria chegando por volta das 16:00 hs . Fizemos vários contatos durante o dia , na tentativa de reduzir este tempo, pois teríamos que retornar para o Rio ao final da tarde.
O novo teclado chegou por volta das 19:00 hs e foi adaptado pelo técnico da Unisys (Site Survey), ficando tudo OK, após sua instalação.
Daniel Michel Apostolidis
FNI.inf.br - este site NÃO utiliza cookies (exceto os do Google Sites) e NÃO armazena dados pessoais, estando em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados - Lei Federal 13.709/18.
A inclusão de conteúdo está sujeita à aprovação prévia dos editores.