Voltamos ao ano de 1996!
Já tínhamos passado pela integração Ipiranga - Atlantic, pela redefinição de nossos conceitos de computação descentralizada, pela consolidação do Abadi como sistema mais importante para nossas Regiões, pela integração das “novas” regiões em nossos sistemas e por outros projetos importantes.
"Descobri" o palestrante motivador dessa crônica num evento patrocinado pela IBM-Gávea, quando as mensagens por ele apresentadas deixaram-me bem impressionado e se encaixavam muito bem no que tinha sido planejado para nossa área. Depois de alguns contatos com ele e negociações internas na CBPI (para aprovar as verbas extras necessárias), conseguimos agendar a sua vinda ao Rio de Janeiro, preparar tudo para que o evento transcorresse da melhor maneira possível e torcer por seu sucesso.
Bastaram duas palestras dele para que quase todos nós não deixássemos de comentar os conceitos por ele apresentados.
Uma pela manhã e outra à tarde, pois parte do nosso pessoal trabalhava em turnos na operação de toda infraestrutura e o evento teria que permitir que todos os funcionários de Informática pudessem assistir à apresentação, sem exceção.
Elas aconteceram no auditório do prédio de São Cristóvão, devidamente preparado segundo as orientações que recebemos dele.
Diversas citações, como a diferença entre o gato e o cachorro, as lições das abelhas e da cigarra, do voo dos gansos, das histórias de algumas invenções (caneta bic, filtros de café de papel) e várias outras (pra mim, a melhor de todas tinha como mote o carrapicho), reforçavam o tema central das palestras.
De quem estou falando? Já deu pra lembrar? Não?
Do Daniel Godri!
Simpaticissimo e muito extrovertido, brincou com vários de nós, passeando pelas fileiras do auditório, e escolhendo aleatoriamente aqueles com quem descreveria melhor o que estava contando. Quem não se lembra dele fazendo festa, como um gato, em dois ou três dos presentes? E simulando o cachorro, fazendo cafuné em outros dos que lá estavam?
Em um momento da palestra, usou uma escada, devidamente apropriada por ele como uma forte metáfora, a "escada do sucesso", como seus "degraus para a excelência"; em outro, a emocionante história de um bombeiro de Phoenix, Arizona, e como ele transformou a vida do menino hospitalizado; ou sugerindo-nos com alegria contagiante como encantar os clientes (os usuários).
Consegui fazer você voltar no tempo?
Concluída a apresentação da tarde, alguns de nós o acompanharam até a saída do prédio. E lá, Daniel surpreendeu-nos novamente: foi conversar um pouco com o jardineiro, que tratava das plantas próximas ao portão. Ficamos à meia distância mas lembro-me bem de duas coisas: de ouvir Daniel dizendo a ele "você é especial" e do grande sorriso que ele (o jardineiro) deu na despedida dos dois!
Depois dessas palestras, as reações começaram a reverberar na empresa e fui contatado pelo gerente de RH que queria saber quem era ele e o que tinha acontecido, pois já estava ouvindo várias pessoas comentando as apresentações (incluindo as impressões de uma funcionária dele que tinha assistido a palestra da tarde, como foi combinado).
Resumindo a ópera, Daniel foi contratado para fazer novas apresentações para outras áreas da CBPI, todas elas resultando em ótimas impressões dos participantes.
E, a partir dele, a área de RH animou-se a trazer alguns palestrantes conhecidos na época, na "moda", como o Comandante Rolim, Amyr Klink, família Schurmann, "Prof." Marins e outros, alguns dos quais trouxeram novas ideias e conceitos.
Hoje, Daniel Godri é um palestrante bastante conhecido devido ao seu tempo de carreira, mas sobretudo pelo bom humor para tratar de assuntos como motivação, colaboração, carreira, desenvolvimento pessoal, trabalho em equipe e outros temas. Já foi eleito pela revista Veja como o segundo melhor palestrante do ranking brasileiro.
Se desejar, assista um dos vídeos selecionados para relembrar aqueles ótimos momentos!
O Gato e o Cachorro
O Bola Cheia
O Carrapicho
A História
E este é o canal do Daniel no Youtube, com muitas outras apresentações e palestras:
E reveja aqui a mensagem que ele deixou pra nós quando do lançamento do nosso site.
Inesquecível, não?
Ricardo Costa
25/09/2024
FNI.inf.br - este site NÃO utiliza cookies (exceto os do Google Sites) e NÃO armazena dados pessoais, estando em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados - Lei Federal 13.709/18.
A inclusão de conteúdo está sujeita à aprovação prévia dos editores.