Este relato tem início no dia em que ocorreu um evento no Auditório da Matriz, quando um dos principais oradores convidados seria o saudoso Comandante Rolim Amaro, orgulhoso piloto e fundador da TAM Linhas Aéreas, em cujos aviões alguns de nós voamos, em nossas viagens pelo Brasil e nos quais chegamos algumas vezes a ser recebidos por ele, em pessoa, num tapete vermelho, sua quase marca registrada.
O evento em questão infelizmente teve seu início de forma inconveniente, pois os convidados, incluindo o Comandante Rolim, tiveram que literalmente passar por cabos expostos sobre o carpete entre a porta de entrada do Auditório e o palco onde efetivamente ocupariam seus lugares. O Comandante acabou tropeçando em tais fios e por pouco não caiu, o que ocasionou um grande constrangimento a todos os presentes.
Ao término do evento, após os convidados já terem ido embora, o Diretor Superintendente convocou alguns executivos para uma rápida reunião no próprio hall de entrada do Auditório, quando a Divisão de Informática foi encarregada de transformá-lo numa dependência devidamente preparada e atualizada com as tecnologias mais modernas em termos de áudio, vídeo e informática.
Com uma recomendação expressa: "ao menor custo possível, sem frescuras, mas de forma a não passarmos outra vergonha destas!".
Logo depois o gerente do departamento de Telemática me chamou em sua sala e determinou que eu seria o responsável pelo projeto de reformulação completa do Auditório. Assim teve início mais uma missão de nossa área, até então inédita neste segmento. Imediatamente comecei a busca por empresas especializadas. Após algum tempo recebemos 3 propostas de empresas distintas (como era de praxe), mas as avaliações não atenderam aos nossos requisitos mínimos. Como os dias estavam passando, o cronograma apertando e não conseguíamos achar uma empresa que atendesse nossas definições de forma plena, nosso gerente mais uma vez me chamou em sua sala e me disse que não mais contrataríamos uma empresa e que nós mesmos criaríamos nosso próprio projeto e o executaríamos. E assim foi feito.
Em alguns dias especifiquei todos os novos equipamentos que achamos por bem serem adquiridos, pois após uma vistoria detalhada no Auditório, concluímos que absolutamente nada do que lá existia poderia ser utilizado ou re-aproveitado.
A relação dos novos equipamentos foi enviada para o departamento de Compras, que se incumbiu de encontrar os devidos fornecedores e os adquirir. Como quase todos os equipamentos eram importados, houve uma certa demora entre a compra e a efetiva entrega dos mesmos, que acabou sendo feita em etapas.
Enquanto isso, eu e a equipe formada por técnicos de Telefonia e Rede de Dados, Eletricistas, Limpeza e Serviços Gerais, demos início à preparação do Auditório para o que estava por vir.
Finalmente depois de um certo tempo o primeiro lote de equipamentos chegou. A expectativa era grande por parte de todos os envolvidos em vê-los logo em operação. No primeiro lote chegou a Mesa de Mixagem, Vídeo Cassete Estéreo, um dos dois Amplificadores, o Tape Deck e o CD Player. Recordo-me que, ao informar o gerente sobre a chegada deste lote, ele imediatamente quis fazer um primeiro teste . Como as caixas de som ainda não tinham chegado, ele então sugeriu que usássemos duas das caixas antigas que existiam no Auditório. Disse que não seria o ideal, pois tais caixas eram horríveis e o resultado não seria legal, mas ele insistiu e assim partimos para o teste no Auditório de forma despretensiosa. Ao ligar os equipamentos e o som ser reproduzido, nunca me esquecerei da fisionomia de puro desânimo e frustração do nosso gerente, que saiu de lá como se o mundo tivesse desabado sobre sua cabeça. Depois já em sua sala, tentei explicar que o que ele tinha ouvido nada tinha a ver com o que estava por ser instalado, mas admito que até eu fiquei com uma pulga atrás da orelha.
O tempo foi passando e o trabalho árduo dentro do Auditório continuava. A interligação de todos os equipamentos exigia centenas de metros de cabos de sinais de áudio, vídeo, rede, elétricos, etc., todos montados por nós mesmos. Um Rack foi feito sob encomenda para a instalação dos vários equipamentos dentro da sala de controle, assim como suportes metálicos para as 8 caixas acústicas responsáveis pela sonorização, penduradas sob o teto, nas paredes laterais, e o suporte para o enorme projetor que seria responsável por projetar na imensa tela de 300 polegadas.
Enfim o segundo lote de equipamentos chegou e dentre estes, as novas caixas acústicas. Decidi montar um setup básico e chamei o gerente para ouvir. Ele entrou meio incrédulo no Auditório, mas bastou o som de um CD começar a ser reproduzido para seu rosto se iluminar e todas as suas dúvidas se dissiparem na forma de um enorme sorriso!
Um momento inusitado deve ser mencionado neste relato. Testes e mais testes dos mais diversos foram realizados ao longo da duração do projeto e foi durante um destes testes, quando estávamos ajustando os diversos parâmetros de áudio e vídeo que coloquei uma fita VHS com um filme de piratas “Cutthroat Island” para ser reproduzida. Em uma determinada passagem do filme, em que havia uma batalha entre duas caravelas com vários disparos de canhões, me empolguei e elevei o volume além do que devia e enquanto os canhões ressoavam como se estivéssemos de fato no meio daquela batalha, o gerente da divisão abre a porta do Auditório e adentra no mesmo olhando primeiramente para a enorme tela e logo depois para mim na sala de controle! Por um momento congelei, mas ele voltou a olhar para a tela e foi se dirigindo para a posição central do Auditório onde se sentou e assistiu àquela passagem do filme. Logo após os estrondos dos canhões terminarem baixei o volume, ele se levantou, acenou positivamente para nós e saiu do Auditório tranquilamente com ar de plena satisfação!
Finalmente após todo o trabalho ser concluído, foi marcada a inauguração do novo Auditório que contou com a presença de toda a diretoria da Ipiranga. Selecionamos dois shows em fita VHS para serem apresentados, sendo um deles “Yanni at Acropolis - Within Attraction” e o outro “Mariah Carey – Hero”. Com certeza, essas duas músicas são lembradas pelos participantes do projeto, de forma muito especial!
Durante o evento fizemos um pequeno resumo de tudo que o projeto envolveu, inclusive ressaltando que os custos ficaram bem abaixo das propostas que nos foram apresentadas pelas empresas e também menor do que a verba disponibilizada inicialmente pela Diretoria.
Ao término, recebemos vários elogios dos presentes e toda a Diretoria e membros do Comitê Executivo cumprimentaram pessoalmente cada um dos membros da equipe.
Belíssimo projeto!
Antonio Cunha
10/10/2023
A seguir os vídeos utilizados para testar e apresentar todo o novo ambiente do auditório.
Cutthroat Island
1995
Yanni - "Within Attraction"
Acrópole, Atenas
Mariah Carey - "Hero"
Maddison Square Garden
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