Como fui feliz operando essas máquinas maravilhosas que ocupavam muito espaço, exigiam refrigeração especial e tinham seus diversos periféricos de entrada, armazenamento e impressão (são exemplos a leitora de cartões perfurados (80 colunas - quem se lembra disso?), a impressora de 132 colunas e formulário contínuo (nada silenciosa), e as unidades de fita magnética): o majestoso mainframe IBM!
Isso sem contar no piso elevado e outras inovações que surgiram naquela época. Linguagens de programação? Assembler, Cobol e PL/1. Sistema operacional? OS e depois o MVS.
Receber e passar o turno com todos eles bem limpos para o próximo operador era o máximo!
Nosso coordenador, uma pessoa muito distinta e educada, entrava no CPD da Ipiranga e sempre dizia com muito conhecimento de causa: “isso vai acabar - preparem-se para o novo”.
Chegamos a duvidar dele até que um belo dia anunciaram a chegada dos primeiros microcomputadores com sistema operacional Windows na empresa.
Ainda dá tempo de pedir desculpas a ele que sempre teve visão do futuro.
Sabem de quem estou falando ?
Uma dica: ele continua fascinado por tecnologia até hoje e não cansa de nos atualizar!
Como fui feliz!
Assinado,
Gegê
05/06/2023
FNI.inf.br - este site NÃO utiliza cookies (exceto os do Google Sites) e NÃO armazena dados pessoais, estando em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados - Lei Federal 13.709/18.
A inclusão de conteúdo está sujeita à aprovação prévia dos editores.