Araucária. Base de distribuição. CPD da Região Sul.
Tempestade com muitos raios e... um deles atinge a rede elétrica queimando o no-break do CPD. O funcionamento dos equipamentos do sistema ABADI bem como os equipamentos da Base de Araucária não foi afetado, perdendo somente a proteção contra variações na alimentação dos equipamentos durante o processo de troca do equipamento, com tempo estimado em 15 dias. Nesse período, corríamos o risco de que outra tempestade se estabelecesse nos céus de Araucária, porém contávamos com a certeza do ditado “Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar”.
Passados poucos dias, novamente tivemos uma outra tempestade nos céus de Araucária... e adivinhem...
A diferença entre o raio anterior e o segundo: agora toda a área do CPD foi destruída. Neste dia vários equipamentos do CPD (bastidor de linhas de comunicação e seus modens, no-break e o novo computador), foram literalmente “pro espaço”.
Com a perda de todos os componentes necessários à operação normal, a Região Sul e todas as suas bases pararam de funcionar no item fundamental para o atendimento de seus Clientes: o sistema ABADI.
Os primeiros três ou quatro dias foram tenebrosos...
O grande desafio foi identificar as tarefas a serem realizadas, de forma a disponibilizar para a Região Sul, mesmo que de forma provisória, o sistema ABADI.
As primeiras providências foram:
- verificar qual a data do último backup que tínhamos do sistema, (felizmente, era feito diariamente e eram guardados na casa do chefe do CPD);
- preparar a máquina situada na Matriz, utilizada pela equipe ABADI para desenvolvimento, mesmo sabendo que por ter menor capacidade de processamento, necessitaria de uma redução/controle das tarefas de execução do sistema na sede e bases da Região Sul, bem como limitando as manutenções de sistema somente as necessidades Legais;
- direcionar os canais de comunicação da Sede da Região e Bases, ligados à Araucária para a Matriz;
- envio de imediato do backup para a Matriz;
- iniciar junto aos fornecedores a contratação de novos equipamentos.
No dia seguinte, após a chegada do Chefe do CPD da Região Sul ao Rio de Janeiro, iniciamos o processo de baixa do backup na máquina de desenvolvimento e dos testes com as informações do sistema para liberação da máquina para uso. A Região voltou a funcionar remotamente, agora com processamento sendo executado no CPD Matriz. Obviamente, o tempo de resposta aumentou, prejudicando as operações das bases. Durante este período, o desenvolvimento de novas facilidades para o Abadi e atendimento técnico às demais regiões, só eram realizadas em caráter urgentíssimo, de absoluta necessidade. Apesar destas limitações, todos os esforços foram feitos para minimizar os problemas.
Em paralelo, começamos o trabalho de recuperação física do CPD de Araucária, encomendando o hardware e o software necessários, agora em versões mais modernas e com maior proteção, segurança e capacidade de recuperação. As entregas não aconteceram no tempo esperado por todos (especialmente pelos usuários) e foram feitas em etapas, o que comprometeu mais ainda a recuperação completa do processamento.
Não tínhamos como prever uma data para que o CPD da Região Sul retornasse para a base de Araucária, seu local de origem, devido à dependência de prazos de fornecedores para o envio de novos equipamentos e máquinas.
Ao final de todo o trabalho, constatamos que o mesmo foi realizado durante 45 dias.
Aproveito para parabenizar todas as áreas da Informática (Abadi, Suporte, Telemática) que participaram da recuperação de Araucária.
Foi um verdadeiro trabalho em equipe!
Roberto Leandro
16/10/2023
FNI.inf.br - este site NÃO utiliza cookies (exceto os do Google Sites) e NÃO armazena dados pessoais, estando em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados - Lei Federal 13.709/18.
A inclusão de conteúdo está sujeita à aprovação prévia dos editores.