Levei algum tempo amadurecendo a ideia de escrever sobre um período que considero ter sido fundamental para a Ipiranga e para quase tudo que descrevemos aqui no nosso site.
Que vem lá do incêndio e de todas suas as consequências tanto para a empresa quanto para a área de informática. Um acontecimento que, no meu entender, foi o estopim (sem trocadilhos) para todas as mudanças que se seguiram.
É a época em que a CBPI começava a adquirir mais capacitações profissionais, isso lá pela metade dos anos 80.
E nada mais justo do que lembrar de três profissionais que foram fundamentais nisso tudo.
Sergio Alves, oriundo da Esso, contratado para a Diretoria Financeira e que, lá pro final de 1986, assumiu a Superintendência da CBPI, substituindo João Pedro que assim, se “retirava” para o Comitê Executivo.
J. B. Sastre, que assumiu a Diretoria Financeira substituindo Sergio Alves. Foi ele o principal responsável por tudo que foi feito a partir daí no que diz respeito à tecnologia de informações, na CBPI, até a sua ida para a Isapar (Ipiranga SA Participações), em meados de 1992.
Por fim, Luiz Fernando, oriundo da Marinha e da ARSA (na sua época áurea), que assumiu a Divisão de Informática (e contratou alguns de nós) e depois foi para a Isapar, na recém-criada Diretoria de Informática, no primeiro trimestre de 1988.
Até o final dos anos 80 e já no início dos anos 90, a CBPI começava a colher os frutos de todas as mudanças “provocadas” por eles tanto no funcionamento da empresa (os mais antigos vão se lembrar, entre outros, da campanha de desburocratização batizada de PSIU - Programa de Simplificação Ipiranga Urgente), como na organização e no ambiente de trabalho (novos conceitos aplicados no relacionamento interpessoal, por exemplo) e mesmo no desenvolvimento tecnológico (incluindo aqui inovações e avanços trazidos pelos profissionais de TI que, naquela época, ainda eram identificados como de "processamento de dados", vários deles "da casa" e outros digamos assim, "outsiders").
Talvez tenha sido o período de maior "efervescência" (segundo o dicionário Michaelis, "movimentação intensa; agitação") na empresa.
E a linha do tempo a seguir serve para relembrar eventos diretamente ligados à Divisão de Informática acontecidos naquela época.
Alguns deles já foram cobertos por crônicas aqui publicadas. Fica a sugestão de (re)lê-las. Vale a pena. Afinal, estamos falando de nossas lembranças e memórias, registradas para serem compartilhadas com todos os que delas participaram e para que não sejam esquecidas nesta nossa "linha do tempo"!
1985 - Definição de procedimentos básicos de comunicação de dados
1986 - Instalação dos primeiros microcomputadores PC-XT
1986 - Organização do Centro de Informações (apoio aos usuários finais)
1987 - Aquisição de microcomputadores Intel 286
1987 - Definição de arquitetura de sistemas e banco de dados corporativos
1987 - Implantação da automação de escritórios (IBM PROFS)
1988 - Primeira participação de profissionais de FNI (e da CBPI) em congressos no exterior (Cincom’s CinterAct)
1988 - Expansão do Abadi, com novas facilidades e novos controles
1989 - Reformulação do CPD para receber o IBM 3090 (incluindo no-break)
1989 - Implantação do computador IBM 3090-175 com MVS/ESA
1989 - Sessão de Técnicas de Planejamento de Sistemas (IBM Gávea)
1989 - Sessão de Produtividade e Qualidade das Condições de Trabalho (Zigmundo)
1990 - Criação do Departamento de Telemática - FIT
1990 - Participação no Cincom's CinterAct - User Conference (USA)
1990 - Implantação dos minicomputadores Medidata OMNI31
1990 - Implantação de nova central telefônica (CPA) no prédio matriz
1991 - Conversão do software de banco de dados TOTAL para SUPRA (Cincom Systems)
1991 - Implantação de novas centrais informatizadas de atendimento aos revendedores
1991 - Sessão de Planejamento Estratégico - executivos da CBPI (IBM Gávea)
1992 - Implantação do Windows 3.1
1992 - Conclusão da terceirização da gráfica (foi criada a Ecoprint)
Assim, a Ipiranga, com eles, profissionalizava-se mais ainda.
Ricardo Costa
27/11/2024
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